quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

RETROSPECTIVA 2010

*0
*0
***   2011   chegou!   ***


E assim começam novas aventuras, surgem novos desafios e visualizam-se novos horizontes! Cada acontecimento dos anos anteriores nos preparou para viver com plenitude tudo o que virá mais adiante!

E falando em anos anteriores, o ano de 2010 foi um ano bom, apesar das habituais intempéries cotidianas, todas absolutamente superadas, esse ano teve muito movimento e, principalmente, muitos resultados!

Vamos a um pequeno resumo de tudo o que aconteceu:


Dezembro:

Todo mês de dezembro é aquela correria: recebe trabalho, corrige trabalho, avalia trabalho, participa de banca, prepara prova, aplica prova, fecha nota, prepara exame, aplica exame, fecha relatório, entrega relatório, termina aulas, comemora com os alunos... uffa! a melhor parte é, sem dúvida, a comemoração!

Maravilhosa Turma de Moda da UNIMONTE de 2010
Nota máxima no ENADE, nota máxima em amizade!


Novembro:
  
O dia 25 de novembro é o dia internacional da Não Violência Contra a Mulher. Neste mesmo dia, conforme divulguei aqui no blog, as alunas do 4º semestre do curso de moda da UNISANTA realizaram um Grande desfile homenageando Pagu - a jornalista que foi militante política e musa do movimento modernista.


O objetivo do trabalho, orientado por mim e co-orientado pelos professores Nidia Fischer, Hernani Arriscado, Hudson Carvalho e Priscila Messaros, que culminou no II Desfile UNISANTA INOVAÇÃO, era a criação de marcas de roupas inovadoras e lindas inspiradas nesta grande mulher de personalidade forte!

Como bibliografia básica, tínhamos as publicações da pesquisadora e Presidente da Unisanta Lúcia Maria Teixeira Furlani, em especial a fotobiografia VIVA PAGU. As alunas demonstraram total atenção aos detalhes do livro, pois até a cor do batom acompanhou as cores usadas nos três atos da obra: verde, vermelha e roxa.

A orientadora aqui ficou muito orgulhosa do resultado incrível obtido! Parabéns mais uma vez às meninas!



Desfile "Pagu sai da tua Prisão" Turma Formanda em Moda de 2010 - UNISANTA 

Assista ao vídeo do evento aqui
Nota oficial da Unisanta a respeito do evento

***


Outro evento delicioso que aconteceu no mês de novembro foi a tradicional Formatura dos cursos básicos e os avançados de modelagem do SINDICOBAS. Mas dessa vez tivemos uma diferencinha: fizemos uma  NOITE DA PIZZA na pizzaria Maxim´s! Foi incrível!
*

Com uma sensação de "tá acabando o ano", as alunas comemoram, brincaram, comeram, confraternizaram e compartilharam as vitórias desse ano!

Participar das conquistas dessas queridas sempre me deixa muito feliz e realizada! Obrigada meninas! Espero vocês em fevereiro!
*



Turma Incrível! Modelistas 2010 - Cada vez melhor!


***

Neste mês eu também pude ser vista na Tv Record falando sobre roupas de festa.



Outubro:


No final do mês de outubro, aconteceu o Congresso Panamericano de Alfaiates e Profissionais de Alta Costura. Neste evento muito esperado por mim, eu tive a oportunidade de assistir dois dias de palestras, workshops e com profissionais de  toda a América Latina.  

Entre os assuntos explorados, estavam os tecidos, os acabamentos, a passadoria, entretelagem (um dos principais temas), vendas, mercado de luxo e moda.

No local também houve exposição de máquinas que facilitam o trabalho dos profissionais desta área, bem como tecidos especiais que valorizam ainda mais os acabamentos refinados.

Em resumo, o evento foi um luxo! Adorei!
*

Prof. Marlúcia, Queridíssimo Prof. Maurício e eu / Erika Palomino, que palestrou, e eu


***

Minhas alunas também participaram de um evento bacana: o Cobric - Congresso Brasileiro de Iniciação Científica  que aconteceu na UNISANTA. Veja o post completo.

***


Em outubro os cursos de capacitação na área de Moda e Vestuário ganharam destaque no principal jornal da cidade: A Tribuna!
*

Turma da Unisanta na foto - Aula de Modelagem




Setembro:


Este mês foi muito movimentado... Eu ensinei como transformar uma calça jeans em saia no jornal expresso popular. Veja o post completo!


***


Eu e a professora Maria Teresa levamos a turma da Unisanta para a Semana Tecnológica do SENAI Vestuário que fica no Bom Retiro em São Paulo (post completo).
*

***
 
Na UNISANTA, tivemos a semana de atividades de moda, com palestras e a exposição montada pela turma do 4º semestre chamada Roda-Moda (veja o post da exposição).

Palestra da Moulagista Ana Maria Cardoso - Minha Professora!


Agosto:

Mês de voltas às aulas e de alunas arrasando na 2ª etapa da exposição de vestidos de noiva Fashion Dolls. Veja o post!

Trabalho das sempre alunas Marcela Neilly e Elis

Julho:


Durante meu período de (pseudo) férias, eu fui às palestras e aos stands da Première Brasil que estava em sua segunda edição no país. Fui muito bacana, como você pode ver no post completo sobre o evento!

***

Antes de sair de férias, a turma do 4º ciclo da Unimonte arrasou na passarela da moda promovida pelo Shopping Balneário. Um dos temas do desfile foi o filme Alice de Tim Burton. A turma apresentou releituras fantásticas que podem ser vistas abaixo.

Desfile "Alice" realizado pela turma da Unimonte.

 Junho:


A turma de Design de Moda da Unimonte foi convidada para conhecer a nova linha Cabeças da Chilli Beans. A equipe da loja do shopping Praiamar nos recebeu com uma palestra sobre chapéus que enriqueceu a bagagem de informações sobre complementos de Moda dos meus aluninhos!

Peças da linha cabelças da Chilli Beans.


Nesse mesmo dia, estava em exposição no shopping a exposição fashion dolls Noivas. Algumas alunas minhas participaram dessa etapa e tiveram muito êxito (post)!

***
Antes de sair de férias, as minhas alunas orientandas trabalharam muito apresentando seus trabalhos nos seminários acadêmicos das faculdades. Na Unimonte, o já tradicional Seminário de Projetos Aplicados e na Unisanta, o 1º seminário de trabalhos integrados em MODA. Os resultados foram ótimos!

***

Lá no Sindicobas, também foi um mês agitado. Alem da tradicional formatura de modelagem (post completo), Recebemos uma visita muito especial: O primeiro presidente do Sindicato dos Confeccionistas da Baixada Santista, Sr. Guilherme! Um querido!



Marlucia, Sr. Guilherme, eu e Neusa


Só pra complementar, nesse mês aconteceu o SP fashion week, com criações para o verão 2011



Maio:

Em mês de fashion rio, a minha turma de complementos de Moda na Unimonte teve como desafio a customização de calçados inspirados*
no estilo das celebridades. Como já era de se esperar, a turma arrasou!

*
Amarelinho: Feito por Glaucia, Luisa Barreira e Joyce
Verdinho: Feito por Luiza Mishina, Bárbara e Jéssica
Rosinha claro: Feito po Gabriela e Sandy
Pink: Feito por Inaiara, Janaina e Hallana
Branco: feito por Vilma, Samuel e Ana Claudia
Azul: Feito por Adriana e Larissa

***

Ainda nesse mês, a mesma turma de Design de Moda da Unimonte recebeu a palestra da Designer Claudia Schneider que deu um show ao falar de jóias feitas a mão!

Turma festeira depois da palestra na Unimonte

***
*
O mês também foi cheio de atividades na Unisanta! Tivemos um lindíssimo desfile realizado pela turma formanda e uma visita tecnica ao SENAI do Bom Retiro e a Cavemac com a turma calourinha.





Abril:


O grande evento do mês (pra mim, obviamente) foi o festival da boa vizinhança... tá certo, não é de moda efetivamente, mas me fez pensar muito sobre as roupas em estilo navy que estão "super in" atualmente!



Março:

Sem dúvida esse mês foi "o mês" das exposições. Tivemos duas simultaneamente: Modas Paralelas, realizada pelas alunas formandas da Unisanta e 200 anos de moda francesa na Pinacoteca de Santos, realizada pela Arabesco Design.
*
Além disso, tivemos a apresentação do caderno de tendências do SENAI. Antes da palestra, foi possível participar de uma atividade bem legal que ajudou as pessoas a entenderem de onde vêm as tão faladas tendências. Um importante à parte foi a palestrante Letícia, sempre impecável em suas colocações e sempre animando a turma!


 Turma apresentando suas atividades

Palestrante Leticia: um show!
Fevereiro:


Carnaval é época de folia e, aqui em santos, folia é sinônimo de Bandas de Rua.  E foi nesse clima de diversão cuja trilha sonora eram as mais legais marchinhas que a Banda do Boqueirão se apresentou.
*
O tema da folia esse ano foi "Também quero ser Presidente", em referência ao nosso ano eleitoral. Para caracterizar-se dentro do tema, a diretoria da banda liderada pelo caríssimo Humberto Challoub, diretor da FAAC Unisanta, usou faixas presidenciais feitas pela minha mãe e por mim. Foi muito divertido!



Janeiro:

mês do pé de chinelo! sim... no sentido literal da palavra... por ser período de férias, faço anualmente essa caridade comigo mesma... fico com os pézinhos de fora, haja vista que eles ficam o resto do ano calçadíssimos devido ao meu trabalho em ambiente industrial...

Enfim... Relax a parte, a importância desse mês é dada devido aos eventos de moda que nele ocorrem tais como fashion rio e fashion week. Nesse período mostram-se as criações para o próximo inverno.



Voltando a 2011...


Bem, com a memória devidamente refrescada pelos fatos passados durante o ano de 2010, nosso desafio agora (meu e das turmas) é batalhar para que o ano de 2011 seja ainda mais produtivo e cheio de frutos, que renderão ótimas sementes para um futuro desenvolvido e próspero. 

Convido todo mundo para ingressar nessa batalha comigo!


Um beijão e um enorme desejo de Feliz Ano Novo,

Profª. Ms. Camila Gonçalves!






4 comentários:

  1. Ufa! Que ano corrido e produtivo hein prof. Camila? Achei otima a ideia da recapitulacao, amei!
    Parabens por esse espaco criativo, ecletico e inteligente - reflete muito sua propria pessoa e personalidade.
    Que seu Ano de 2011 seja "Precioso" em todos os aspectos.

    p/s: Obrigada pelo Capuccinno querida!
    Pra. Raquel Davis

    ResponderExcluir
  2. Fala sério que delicia essa sua retrospectiva! Achei o MAXIMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

    Me deu até saudades acredita?
    Está completinha nos detalhes, ai o calçado customizado *-*, rainha de copas e até a famosa tentativa de encontro com o super Kikooooo *---*

    Megamente saudades,
    Jessica Carvalho (Agora, de Carvalho Vieira, por favor rs)

    Beijaooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Aiii q legal carambaa!!!
    Não imaginava q ia rolar uma retrospectiva!!!
    Ameiiii.... Bjokassss!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu estava nessa palestra da Letícia (SENAI)...foi o máximo!

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário!

E lembre-se de escrever seu e-mail para que eu possa te responder!