quinta-feira, 5 de abril de 2012

ACONTECENDO: MODA!

*
*
Nas últimas semanas, várias atividades de moda aconteceram aqui na baixada e também em São Paulo. Calma... vou contar tudo!

Para adoçar nossa sexta-feira, 30/3, a turminha do 1º sem. de Gestão Comercial de Moda da Unisanta decidiu fazer uma Festa de páscoa antecipada, já que na semana santa não teremos aula. 

O resultado foi uma mesa fartíssima de guloseimas deliciosas, trazidas carinhosamente por cada uma das participantes que estão mandando super bem nas tarefas à elas delegadas! Elas tem muitas coisas boas para comemorar mesmo! 

Prof. Teresa, Eu, a turma e as guloseimas


A aluna Giovanna Mendela e eu (de boca cheia!)


Na quinta-feira, dia 29/3 eu tive a oportunidade de visitar a Exposição "60 anos da telenovela Brasileira" que estava exposta no Sesc de Santos. É lógico que eu, noveleira como sou, não iria perder! 

Na exposição, tive a oportunidade de rever e conhecer momentos marcantes na história da telenovela no país. Lá, eu vi painéis com fotos ilustrando a trajetória das novelas; as primeiras produções; os personagens inesquecíveis; tramas e trilhas que marcaram época. 

Exposição de ítens variados que contam a história das telenovelas


Além das fotografias, objetos de época, como aparelhos de televisão de diferentes décadas, objetos de cena e equipamentos antigos também compõem o espaço. 

Eu, assistindo algumas novelas de tempos beeeeem remotos!


A exposição traz ainda uma seção dedicada aos figurinos de personagens marcantes. foi uma delícia ver as roupas que eu vi na tv... só de olhar pra elas eu lembrava das cenas onde foram usadas... muito bom!!!!


Figurino da Luna (Alma Gêmea) e da Sinhá Moça (Sinhá Moça)


Ainda na mesma semana, no dia 26/3, proferi, junto à minha querida aluna recém formada Carolina Mattara uma Palestra de Tendências para o Verão 2013, onde compartilhei o conhecimento com as turmas de Graduação em Gestão Comercial de Moda, da Pós (LS) em Gestão Estratégica do Design de Moda e da Extensão em Moda da UNISANTA, com minhas alunas de todos os tempos e cursos e também com convidados que sempre apoiam os eventos de Moda que ocorrem na Universidade.

Eu, apresentando as tendências


Eu e Carol Mattara


Se você ficou curios@ para saber como foi, veja o que minha aluna Tatiana Bitencourt Fragoso escreveu:

Tati Bitencourt Fragoso


" Aviso aos navegantes, quem não foi perdeu!!

A Palestra de tendência Verão 2013 que foi no dia 26/03 na Unisanta com a palestrante Camila Gonçalves foi um SUCESSO de informações.

Fique muito empolgada com todo o conteúdo claro e objetivo. Sem os clichês repetitivos que se encontram na maioria das palestras. Não fazia ideia de como harmonizar cores, estampas, tecidos e texturas, estou curiosa para ver o resultado disso. 

A palestra ampliou a minha percepção, me fazendo olhar hoje com outros olhos, as revistas, as vitrines e até as pessoas nas ruas. Mesmo para uma pessoa que esta começando no mundo da moda, a palestra foi uma EXPLOSÃO de criatividade e cores.

Temos muito trabalho pela frente para colocar tudo isso em prática. Segundo a palestra a palavra chave para o Verão 2013 é FRESCOR!!!! Então surpreendam, tem para todos os gostos, desde o uso da monocromia até o abuso das cores plásticas, vamos colocar em pratica o que aprendemos!!"

"Espero um Verão 2013 cheio de criatividade e Frescor."


Tatiana Bitencourt Fragoso.


Platéia cheia... todo mundo fazendo anotações!

Minha querida aluna Handiara e eu


No dia 3/3 e também no dia 17/3 eu tive o imenso prazer de ouvir as Palestras Cultura de Moda e Possíveis Interfaces entre Arte e Moda (respectivamente), proferidas pelo Mestre João Braga, grande sumidade quando o assunto é história da arte e da moda. 

João Braga


Os encontros que aconteceram na Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP tiveram como objetivo promover a reflexão acerca do universo da Moda e suas realidades sociais, a partir do ponto de vista histórico e de suas transformações.

Na segunda palestra, João apresentou o emocionante filme "O Louco Amor de Yves Saint Laurent", o qual me fez chorar muito, confesso! 




Entre uma palestra e outra, mais precisamente no dia 15/3, Carol Mattara e eu fomos buscar no evento Senac Moda Informação subsídios para a nossa palestra de tendências. Neste evento riquíssimo, pudemos ver, sentir e ouvir as novidades que estão por vir no verão 2013. 

Exposição de roupas que confirmam as tendências que estão por vir


Já no dia 13/3, tive a gratíssima alegria de "inaugurar" a Pós Graduação (LS) em Gestão Estratégica do Design de Moda da UNISANTA



No dia anterior (12/3), inauguramos também os trabalhos do Curso de Qualificação em Costura e Modelagem na Associação de Moradores do Bairro Vila Zilda - Guarujá (SOREVIZ). Este Projeto é uma parceria entre a associação, a Concessionária de energia ELEKTRO e o Núcleo de MODA da Unisanta ao qual eu represento.

Prof. Marlúcia e a turma de mulheres da Vila Zilda


o projeto tem como finalidade oportunizar a geração de renda e a inclusão sócio-econômica para as mulheres da comunidade da Vila Zilda, por meio da organização de grupo de produção de roupas e artefatos costurados, precedidos por um Programa de Capacitação relacionado à área de confecção.


Prof. Marlúcia Santos ensinando as mulheres da Vila Zilda (Guarujá)



No dia 10 de março, as alunas do 1º semestre de Gestão Comercial de Moda Giovanna Mendella e Carol Costa da Unisanta realizaram um desfile na praia que trouxe a coleção de biquínis da marca Santa Areia.


A Unisanta, logicamente, comprou a ideia das alunas e, por meio da Professora Bianca Bittencourt e suas alunas de Produção de Moda, pudemos colaborar com as produções apresentadas de maneira tão diferente e tão inspiradora.


Parabéns pela iniciativa, Meninas! que venham outras idéias inovadoras!

Eu, Prof. Bianca, as alunas Carol e Giovanna e as modelos


Bem, diante de tantas atividades, espero que vocês compreendam a minha demora para postar novidades! 


Mas é sempre um prazer dividir um pouco de tudo isso com vocês, por isso, já aviso que, em breve, teremos o evento de moda do ano! Fique de olho que Vem por ai...



29, 30 e 31 de maio e 1º de junho na UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA!


Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário!

E lembre-se de escrever seu e-mail para que eu possa te responder!