sábado, 11 de fevereiro de 2012

TEMPO DE REALIZAÇÕES...

*
*
Nossa, queridos amigos, os últimos oito meses foram absurdamente corridos pra mim. Muita coisa aconteceu neste período, por isso, vou tentar fazer um resumo, já que sempre é tempo de falar sobre coisas boas!





* Julho

Mês das despedidas e do recomeço... Após 22 anos, os cursos de Modelagem, Costura e Desenho do SINDICOBAS / SENAI deixaram de ser sediados no Educandário Santista. 

Última Formatura na antiga sede de cursos do SINDICOBAS



Durante todos estes anos, formaram-se inúmeras pessoas que sonhavam em aprender uma profissão, aprimorar-se no ofício ou simplesmente porque tinham um sonho de aprender algo relacionado a moda. 

Eu mesma iniciei minha carreira lá. Embora eu já tivesse aprendido a modelar e costurar, foi no curso do SINDICOBAS / SENAI que eu tomei gosto pelo ritmo industrial. Meu interesse cresceu tanto, que eu fui pra SP fazer curso técnico, faculdade, trabalhei em grandes indústrias e, posteriormente, voltei para compartilhar meus conhecimentos... 

Enfim... Mesmo fechando este ciclo que traz consigo uma história linda, cheia de trabalho, dedicação, sonhos e possibilidades, o que mais me deixou orgulhosa nessa trajetória é que todos os envolvidos, confeccionistas, coordenação, docentes e alunos, todos mesmo, mantiveram as esperanças de dar continuidade a este trabalho tão importante. Nosso último dia de aula parecia um dia comum, onde todos aproveitaram até o último minuto de aula que foi encerrada com uma típica comilança e confraternização!

 Último dia de aulas no centro de treinamento do SINDICOBAS / SENAI


Após a mudança feita, nós docentes e nossa coordenadora, nos reunimos para uma comemoração... sim, não é porque um capítulo se encerrou que vamos choramingar por ai, não é mesmo? Vamos é comemorar os novos capítulos que virão por ai... e vocês verão mais abaixo que vem muita novidade!

Marlucia, eu, Rosangela, Neusa e Aline - orgulho de fazer parte dessa história






Agosto

Pois é... todo final, na verdade, é um belo recomeço! foi assim com o SINDICOBAS

Reestruturamos os cursos de Modelagem e Desenho de Moda que passaram a ser oferecidos à turmas pequenas, onde o atendimento é personalizado e os resultados mais ligeiros. Infelizmente não pudemos fazer o mesmo para o curso de costura, uma vez que nosso novo espaço passou a ser menor, mas mesmo assim, os cursos começaram a todo vapor e já mostraram que vieram para ficar!


Turminha na nova sede do SINDICOBAS



**


No mês de agosto também houveram mudanças no curso Gestão Comercial de Moda da UNISANTA no qual eu assumi o papel de coordenadora. 








Setembro

Moda não é só desfile, passarela, confecção é também texto, muito texto, muita pesquisa, muito estudo... sim, ES-TU-DO! Moda é importante para o nosso país e é uma área acadêmica em ascensão, embora muitas pessoas desconheçam esta faceta. 

Prova disso é o Colóquio de Moda que, em sua 7ª edição, reuniu mais de 1500 pessoas no Centro Universitário de Maringá - CESUMAR - em Maringá - PR. Foram 4 dias intensos em troca de informação e interação com outros pesquisadores e alunos da área. 


A minha pesquisa apresentada tem como título: Relações Interdepartamentais Entre Design E Produção Em Uma Empresa De Surfwear. Modéstia a parte, meu trabalho foi muito bem recebido pela comunidade acadêmica de moda. 


Eu apresentei artigo no 7º Colóquio de Moda / 2011



**



E SEMANA DE MODA UNISANTA foi um sucesso! Como sou muito suspeita para falar, pedi à querida formanda Carol Mattara para explicitar o sentimento de todos os alunos e também dos professores do curso de Gestão Comercial de Moda da UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA, envolvidos na organização desse evento.



"A Semana de Moda da Unisanta pode ser considerada um sucesso e temos orgulho de dizer que recebemos elogios de todos e ficamos lisonjeados com tantas participações importantes.

Abrimos a semana com um desfile que estava nos deixando de cabelo em pé, foi uma correria de um mês atrás de patrocínio, de gráfica, do cenário, cabeleireiro e quando tudo parece se acalmar, chega o dia! Bastidores lotados de modelos e alunos, uma confusão generalizada, mas organizada, se é que vocês me entendem. Como o nosso tema era DZI Croquettes, não podíamos fazer qualquer coisa... Então convidamos o grupo de teatro Tescom que foi incrível. Sobre as roupas, alunos se superaram e, assumo, me surpreenderam! Estavam todas lindas! E a nossa gratificação veio no final com um publico aplaudindo e com elogios para levantar o ego de todos. Sucesso!

Desfile de Abertura da SEMANA DE MODA UNISANTA 2011


Mais a semana só estava começando... Tivemos aula de tudo, na quarta-feira Roberto Marchetti falou sobre fast-fashion como poucos conseguem traduzir, com experiências incríveis do que deu certo e do que deu errado. É muito difícil um profissional do nosso meio ser tão sincero e estar disposto a mostrar alguns caminhos, isso nos deixou muito felizes. Na quinta-feira Hector Albertazzi encantou a todos ao falar sobre jóias e, em seguida Carol Faggion falou sobre a relação da Moda com os Negócios e contou suas experiências com sua empresa de sucesso.

     
Camila Gonçalves e Roberto Marchetti e Hector Albertazzi e Carolina Faggion



Já na sexta-feira foi uma maratona de palestras que se estenderam até 23:00 hs passadas. Praticamente fomos expulsos da faculdade, pois, se não fossemos embora, ela seria fechada conosco dentro! Entre as palestras, tivemos primeiro as meninas do blog Juicy Santos que falaram sobre como é ser uma blogueira de sucesso. Em seguida a prata da casa Aline Cassiane falou sobre a marca Menehhune onde coordena a área de estilo.  Por fim, Letícia Gonçalves falou sobre Coolhunting e todo o processo para se identificar uma tendência e como isso influência em nossas vidas. Depois da maratona, ainda fomos para a festa Fashion Happening, na Seven Disco, que criamos com o intuito de comemorar o sucesso do evento! e comemoramos muito...



Palestrantes da sexta-feira: Nossa Prata da Casa Aline Cassiane, As blogueiras do
Juicy Santos - Flávia, Ludmilla e Nathalia, nossa Apoiadora Mari Rio
e a palestrante Letícia Gonçalves 


Não podemos esquecer os dois workshops de Ronaldo Rotschelli sobre vitrinismo e o de Marta Sales da Cavemac sobre facilitadores de costura. Ambos ampliaram os horizontes de todos ao  abordar os temas com muita precisão. Teve também a exposição Minimalismo Tropical com os trabalhos dos alunos formandos, que se doaram muito para realizar esse projeto!

 
Workshops: Ronaldo Rotschelli e Marta Sales da Cavemac



Exposição "MINIMALISMO TROPICAL" ocorrida durante a SEMANA DE MODA UNISANTA 2011




Bem, encerro agradecendo a todos que nos ajudaram: alunos, pais (pela compreensão), professores (que nos entenderam, ajudaram e nos deram força), palestrantes (que vieram até nós e para dividir um pouco do seu conhecimento). Sem esquecer todos os patrocinadores que acreditaram em nós e formaram parcerias incríveis que queremos levar para as próximas edições! 

...E no meio da festa, por volta das 3:00 hs da manhã, me pego na maior discussão produtiva com a Camila sobre a próxima Semana de Moda... sim... já estamos pensando na próxima edição... Aguardem!"


Entenderam, né? valeu cada minuto, cada esforço!






Outubro

E em uma segunda-feira de outubro, eis que tenho a grande oportunidade de ver mais do que um grande artista e sim um enorme exemplo de vida e perseverança: o Maestro João Carlos Martins e sua orquestra!

Nessa tal segunda-feira, 3 de outubro, o ilustre maestro veio ao Teatro Coliseu de Santos para uma apresentação especial em homenagem aos 50 anos da UNISANTA. Sinceramente, essa foi uma noite extremamente emocionante... sem palavras para descrever esse momento tão maravilhoso!


Vista do palco do Teatro Coliseu em comemoração dos 50 anos da UNISANTA


**


Quem disse que arte não tem relação com Moda???  Arte é o combustível da Moda e a prova disso é o intercâmbio entre a artista Miriam Bataglia, professora de pintura da Associação Comunitária Primeiro de Maio, e a Semana de Moda Unisanta.


Posteriormente à Semana de Moda, as obras elaboradas pela artista foram expostas no pátio do Bloco M da UNISANTA. Nessa exposição, formalizou-se a parceria entre o curso de Gestão Comercial de Moda e a Associação Comunitária Primeiro de Maio que acreditou no potencial da Semana de Moda Unisanta e patrocinou sua realização. 

Em contrapartida, expusemos as diversas expressões artísticas propagadas por nosso parceiro em seu trabalho. Tal propagação vai de encontro com a proposta do curso de fomentar a diversidade criativa presente na moda e nos negócios junto aos futuros profissionais que estão sendo formados na Unisanta.


Obra de Miriam Bataglia


 A Associação Comunitária Primeiro de Maio tem como propósito auxiliar crianças, jovens e adultos nos seguintes quesitos:


·                     Diminuir a evasão escolar.
·                     Trabalhar em equipe.
·                     Contribuir para a formação do cidadão.
·                     Envolver crianças e jovens em atividades eliminando tempo ocioso.
·                     Trabalhar as diferenças.

A Associação oferece as seguintes atividades: 

·                     Música (violão, flauta e etc.).
·                     Pintura em Tela (com a professora Miriam Bataglia).
·                     Palestras no âmbito da saúde.
·                     Parcerias com a Sabesp (Área Continental).




Paisagens de Miriam Bataglia



Quem estiver interessado em conhecer melhor esse lindo projeto, é só comparecer à Rua Dr. Donald Alexandre Kealman, 100 - Jardim Rio Branco em São Vicente.

Flores de Miriam Bataglia    




Novembro


Os alunos do 4º semestre do curso Gestão Comercial de Moda da UNISANTA apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso no 11º CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica, promovido pelo SEMESP (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo).


Os trabalhos apresentados no congresso tinham como principal objetivo a reintrodução de figurinos famosos de filmes de 1961 no vestuário atual. Para isso, os alunos desenvolveram uma intensa pesquisa sobre o contexto sócio-econômico da época e as particularidades da relação entre moda e cinema.

Com base nesta pesquisa, os alunos desenvolveram a análise do figurino escolhido e o reproduziram fisicamente. Além disso, criaram também uma coleção relacionada ao tema e buscaram empresas da região nas quais poderiam ser comercializadas as coleções desenvolvidas.


Grupos de alunos do curso Gestão Comercial de MODA participantes do Conic


A participação neste evento promoveu aos alunos a oportunidade de interagirem com alunos pesquisadores de diversas áreas da ciência, fazendo com que percebecem a importância da pesquisa científica e ampliassem o próprio desenvolvimento cultural e intelectual. 

·    Tendo em vista a preocupação da UNISANTA com o incentivo à pesquisa e a formação do conhecimento científico, essa é a primeira representação do curso Gestão Comercial de Moda no maior evento nacional relacionado a iniciação científica. E essa participação foi enormemente bem sucedida! 

Parabéns aos alunos! o sucesso foi merecido e a prof. aqui ficou muito orgulhosa!


**


Nesse mês, a preocupação dos alunos com a questão do primeiro emprego é muito latente, com isso, o programa Espaço Unisanta sob o comando da nossa querida Mari Rio fez uma matéria especial comigo e com a Prof. Bianca Bittencourt, que leciona o curso de extensão em Produção de Moda na Unisanta. Os alunos de Produção de Moda também nos acompanharam e, inclusive, modelaram lindamente!







Dezembro

Ah... e chega dezembro o mês da esperança de um próximo ano cheio de alegrias... com essa esperança chega também o calor... e que calor!!!

Bem, alegria tem tudo a ver com comemoração e, sinceramente, temos muito o que comemorar: a vida!!!!


Começamos com o amigo secreto do curso de Gestão Comercial de Moda da Unisanta onde pudemos trocar nossas havaianas muito lindas com os companheiros de todo o dia que estão, juntos, fazendo muito pela Moda da região! 


Eu, Professora Maria Teresa (escondidinha) e a turma linda do primeiro ano do curso
Gestão Comercial de Moda (2011)



Alguns dias depois, foi a vez do SINDICOBAS comemorar o encerramento deste ano tão agitado, cheio de mudanças! 


Nesse momento de confraternização foi possível brincar, trocar presentes, contar coisas engraçadas do nosso dia a dia e renovar as esperanças de um ano de 2012 incrível para nós, para a Moda e para o Mundo!!!! 

Turmas de Modelagem e Desenho de Moda de 2011, saudando 2012!


E como não poderia faltar: amigos de todas as horas!


Professora Cibele Monteiro, Neusa Bua - nossa coordenadora e eu




Seu Inácio, nosso fotógrafo oficial e eu!






Feliz ano novo, pessoal!!! 


(mesmo atrasado!!!)





* Fontes das fotos: Blog Juicy Santos, Sr. Inácio, Imprensa UNISANTA, Mari Rio, Cavemac

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário!

E lembre-se de escrever seu e-mail para que eu possa te responder!