sexta-feira, 14 de outubro de 2011

COOLHUNTING - PESQUISA DE TENDÊNCIAS DE MODA

*
*
Na próxima quarta-feira, dia 19 de outubro, as 19 horas, o SENAI de Santos em parceria com o SINDICOBAS - Sindicato dos Confeccionistas da Baixada Santista  promoverá a apresentação do Caderno de Tendências para Inverno 2012. Este caderno é fruto da intensa pesquisa realizada pela equipe do Programa de Gestão de Design da instituição, composta por coolhunters e designers das Escolas SENAI Têxteis e do Vestuário de diversas regiões brasileiras.




Clique sobre a imagem para ver mais sobre o evento no site oficial




A concepção deste trabalho é baseada na análise de macrotendências mundiais e de suas formas de manifestações locais. Tais macrotendências não se resumem à moda, mas são baseadas no comportamento das pessoas diante do contexto sócio-econômico em que vivem. Em meio à este contexto, os pesquisadores identificam a forma como a sociedade reage e, a partir daí, agrupam aquilo que é interessante e que tem potencial para ser aceito pelo mercado consumidor. 




Durante a Semana de Moda Unisanta 2011, pudemos conhecer melhor o trabalho de uma pesquisadora de tendências: a Letícia Gonçalves, integrante da equipe de Design do SENAI. A palestrante que é formada em Design, apresentou de modo bastante descontraído e franco como são identificadas as tendências e o processo ao qual são submetidas até virarem produtos.






Letícia Gonçalves (fonte: Nina Lopes)




Letícia também enfatizou que, aqueles que se interessam por essa carreira devem dedicar-se à pesquisa, buscar referências culturais sempre, prezar pela inovação e estar atentos e abertos à todas as manifestações culturais, desprovidos de preconceitos. Neste sentido, nenhuma informação deve ser descartada.




Entrevista cedida ao Programa Espaço Unisanta - Tv Santa Cecília
veja o vídeo completo clicando aqui




E nesse evento promovido pelo SENAI e SINDICOBAS, Letícia retorna à Santos para apresentar os resultados da atual pesquisa realizada que visa orientar as micros e pequenas indústrias, dando a estas subsídios para criações autorais e inovadoras, desestimulando o copismo e fortalecendo a identidade nos produtos têxteis e do vestuário nacionais.



Vejo vocês por lá próxima quarta!




...Mas lembrem-se: é necessário se inscrever* previamente pelo site do SENAI - Santos




* As inscrições são limitadas e dirigidas às empresas de Moda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário!

E lembre-se de escrever seu e-mail para que eu possa te responder!