domingo, 5 de junho de 2011

Visitando Grace e Pierre!

*
*
No sábado chuvoso e frio do dia 28 de maio, eu e minha turma fomos à São Paulo ver duas exposições Incríveis! Aproveitei, também, para apresentar à muitas delas o famoso shopping center Iguatemi, onde elas puderam ver algumas das lojas mais chiques do mundo! 

Pelas carinhas felizes que podemos ver na foto, dá pra notar o quanto foi ótimo o nosso dia!




 Farra, quitutes, conversas e filmes no nosso ônibus!


Bem, as exposições que visitamos foram simplesmente incríveis, são elas:   






"Os anos de Grace Kelly – Princesa de Mônaco" 



A eterna diva do cinema e musa do cineasta Alfred Hitchcock foi retratada em uma lindíssima exposição que mostra, não só suas roupas e objetos pessoais, mas também particularidades de sua vida. 

Grace, que era uma mulher advinda de uma família abastada dos Estados Unidos, estudou artes cênicas, foi modelo, atriz, princesa e mãe. Apesar de tantos títulos, ela foi uma mulher normal que teve uma vida igualmente normal!

Neste sentido, esta exposição busca mostrar a vida de uma pessoa normal, que nasce, cresce, envelhece e morre e esta idéia está bem clara ao longo de toda exposição, no entanto, a ordem cronológica da exposição é alterada, fazendo com que os visitantes vejam a vida de Grace Kelly de trás pra frente, ou seja, a partir de sua morte até a sua infância. 


Ao entrarmos na exposição, nos deparamos com uma incrível mesa de jantar onde, em cada um dos pratos, há um monitor de lcd com vídeos sobre a princesa.

 A história no prato


Em seguida, vemos quadros, capas de revistas, jóias e vários materiais que retratam a vida da princesa de Mônaco.

 broche de galinha - meu preferido pra sempre! quero um!

 Bolsa Kelly da Hermés!


Pudemos também ver os incríveis vestidos da princesa... nessa hora, eu até me emocionei, pois eram verdadeiras obras de arte ali, bem debaixo dos meus olhos!

Deu até tremedeira na hora que eu entrei nesse salão: muito emocionante!

 Vestido incrível de renda guipure

A medida que avançamos pelo Museu de Arte Brasileira da Faap, regredimos no tempo de vida da atriz Grace Kelly, agora, diva do cinema e futura princesa de Mônaco, uma vez que esse trecho da exposição enfatiza o período em que Grace conheceu, namorou, noivou e casou com o principe Rainier.

 o dia em que eles se conheceram e se apaixonaram


Réplica do vestido de noiva usado por Grace Kelly. A autoria do original foi da figurinista Helen Rose dos studios cinematográficos da MGM.

Nos deparamos com a estatueta original do Oscar... nesse momento eu tive um choque: nunca, na minha vida, achei que veria um oscar original na minha frente...

A estatueta da Grace

Nesse ínterim, pudemos ver as roupas que fizeram parte de seus figurinos em grandes obras cinematográficas.

Grace!

Em seguida vimos uma instalação que lembrava o cenário de um dos filmes da atriz que mais gosto: Janela Indiscreta! até a cadeira de rodas usada pelo personagem de seu par, o ator James Stewart

Cenário: Janela Indiscreta com a sombra de Hitchcock

Após essa imersão neste cenário incrível, passamos à última fase da exposição: a da jovem Grace Kelly. seus hábitos, anseios, hobbies, esquisitices e fragilidades.

Grace na adolescência.



Por fim, nos deparamos com uma frase que certamente deu o tom de toda essa exposição: 

Os contos de fadas contam histórias imaginárias. Eu, ao contrário, sou uma personagem real. Eu existo. Se contarem minha vida de mulher real, finalmente descobrirão o verdadeiro ser que sou”. 

Diante dessa frase, percebemos que, apesar de todas as realmente grandes conquistas, Grace era um ser humano como todos nós.




Grace em seu principal papel: mãe






* quem quiser ver a exposição, ainda dá tempo! para saber mais, acesse o link do Museu de Arte Brasileira da FAAP
* fotos: blog Julia Petit e google imagens




"Pierre Cardin - Criando Moda, Revolucionando Costumes"



Aos 88 anos, este criador italiano criado na frança continua na ativa, acompanhando e apresentando a compilação de seus trabalhos realizados ao longo de 60 anos.

Em todo esse tempo, Cardin revolucionou a moda, especialmente nos anos 60, quando apresentou roupas futuristas que foram consideradas sinônimos de modernidade e futuro. 


Efeitos tridimensionais


A modernidade fica latente nas cores e materiais utilizados. Usar vinil e plásticos em roupas, entre outros materiais inusitados tornaram-se marcas registradas do criador.



materiais inusitados



Pierre é um estilista conceitual, cujas criações ousadas abusam dos efeitos tridimensionais, dos recortes incrivelmente diferenciados e das golas que criavam efeitos nada convencionais. 


Gola inspirada em uma folha de bananeira

casaco com corte excêntrico

Toda essa destreza com cortes, recortes, volumes e efeitos diferenciados que o estilista explora em seu trabalho só são possíveis devido aos intensos conhecimentos que ele tem em modelagem. 

Pierre Cardin começou a trabalhar como alfaiate aos 17 anos, também fez figurinos para teatro, alta costura e, mais uma vez, revolucionou ao criar uma coleção de prêt-à-porter e distribuir na loja de departamentos Printemps. 

Por causa dessa coleção, foi expulso do Chambre Syndicale de la Haute Coture, mas readmitido pouco depois.   


Além de roupas, Pierre também cria jóias, acessórios, móveis, luminárias entre outros ítens que atendem aos mais diversos segmentos.


O estilista é um homem à frente de seu tempo, pois, segundo palavras dele próprio, sua moda não exprime o tempo que está no ar, mas os pensamentos e a atitude de uma época.



Particularmente, ver essa exposição em especial foi uma aula de modelagem incrível, haja vista que era possível chegar perto das roupas, ver seus acabamentos, perceber seus caimentos e, fotografá-los para ajudar a memória... o mais interessante, sobretudo, foi ver o quanto essa moda de 50 anos atrás continua usável, o que prova que o que é bom é pra sempre, assim como as recordações desse dia incrível que tivemos!


RESUMINDO: AMEI, ME EMOCIONEI, PIREI, PRECISAVA DISSO PRA VIVER!



em breve tem mais...

Um comentário:

  1. amamos a postagem! chiquérrima! Grace kelly continua sendo sinônimo de classe e bom gosto...
    Mr.Pierre Cardin! uau! que inveja 'santa'de voces! vamos dá uma de penetra um desses dias... rs. parabéns!

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário!

E lembre-se de escrever seu e-mail para que eu possa te responder!