sexta-feira, 24 de setembro de 2010

OFÍCIO DE ALFAIATE EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU PAULISTA



Gente, quero muito ir à essa exposição! Vamos juntos?



Exposição Ofício de Alfaiate: a bancada de Roldão de Souza Filho


Por Acássio Morais





Uma contribuição importante para a documentação e preservação dos meios de trabalho de um ofício hoje quase desaparecido, de formação individualizada, transmitida do alfaiate ao aprendiz, e que exigia o conhecimento especializado dos tecidos, das técnicas e habilidades de corte e costura, modelagem e criação de roupas que atendessem as necessidades individuais de conforto e aparência, fez com que o Museu Paulista da Universidade de São Paulo organizasse a exposição Ofício de Alfaiate: a bancada de Roldão de Souza Filho.
A mostra dispõe de aproximadamente 40 itens pertencentes a Roldão de Souza Filho, que começou no ofício da costura em 1947, aos 16 anos de idade como aprendiz. Falecido em 2005, foi um legítimo representante da alfaiataria, confeccionando roupas masculinas (ternos, paletós, calças e coletes) e femininas, tudo sob medida.


O acervo, doado pela família ao museu, apresenta máquinas de costura, réguas, tesouras, moldes de papel, ferros de passar, roupas confeccionadas e colchas de retalhos com amostras dos tecidos, entre outros.


O Museu Paulista atua na coleta de coleções que possam informar sobre o Universo de Trabalho, especialmente na capital paulista, ao longo do século XIX e da primeira metade do século XX. A doação que esta mostra apresenta soma-se a outras, como a de ferros de passar que está exposta no subsolo do edifício.





Local: Saguão do Museu Paulista da USP - Parque da Independência, s/nº - Ipiranga – São Paulo
Quando: De 7 de agosto a 7 de novembro de 2010
Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h
Ingressos: R$ 6,00 (adulto) e R$ 3,00 (estudante com carteira escolar)
Entrada gratuita: no primeiro domingo do mês, menores de 6 anos e maiores de 60 anos
Informações: (11) 2065-8000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário!

E lembre-se de escrever seu e-mail para que eu possa te responder!