quarta-feira, 19 de maio de 2010

ALICEMANIA



Há tempos que não se fala e outra coisa que não seja o filme Alice no País das Maravilhas do Tim Burton.

Este filme é uma releitura da obra homônima do escritor inglês Lewis Carroll, reconhecida como uma das mais célebres do gênero literário nonsense. O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai em uma toca de coelho e vai parar num lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas. O diferencial do filme de Burton está no fato de Alice agora ser uma mocinha.

Desde antes da estreia do filme, a alicemania tem influenciado a moda mundial. São roupas, bijouterias, calçados, maquiagens, esmaltes, bolsas, tecidos, cartelas de cores, editoriais de moda, desfiles, enfim, muitas coisas que se inspiram nos personagens. 

    
Maison Martin Margiela

Nicholas Kirkwood
   
Tom Binns

 
Vitrine da Printémps - Paris 


Jóias H Stern

Como não poderia deixar se ser, já que se trata de um tema atual da sociedade, Alice também foi assunto recorrente nos cursos de Moda, pois, seria impossível deixar de comentar os modelitos usados pela protagonista ou até mesmo pela antagonista, a malvada Rainha Vermelha que, por sinal, tinha um gosto bastante refinado para se vestir.


 

Personagens: Alice, Chapeleiro Maluco, Rainha Branca e Rainha Vermelha


Na UNIMONTE, os alunos do curso de Design de Moda, sob orientação dos professores Caetano Valentim e Cida Mobrizi, apresentaram no dia 7 de maio as suas criações baseadas no filme em um desfile muito bacana. Antes de mostrar os modelitos criados em tamanho real, os alunos tiveram que apresentá-los, primeiramente, vestidos em uma boneca barbie.

Seguindo as coordenadas dos professores, a aluna Gabriela Ventura criou sua Alice com muito carinho. Após desenhar e confeccionar a roupa da barbie, ela ainda criou um lindo ambiente onde ela fez a boneca pousar para algumas fotos.


 Editorial da Barbie-Alice da Gabriela Ventura





A Gabi, que também é minha aluna no curso de Moulage do SINDICOBAS aproveitou as aulas para desenvolver o corpete da sua alice, usando ela própria como modelo.

Durante as aulas, a Gabi reproduziu suas formas no manequim (bourrage) e posteriormente fez tela, planificação e, finalmente cortou a peça, que foi devidamente provada e corrigida.


Gabriela e seu manequim de moulage

Prova da peça de moulage


Após todo o processo de moulage, a gabi costurou o corpete usando máquina de costura que ela aprendeu a manipular com a Profª Marlúcia. No entanto, a Gabi também precisou costurar manualmente muitas partes, já que se trata de uma uma peça que requer acabamentos perfeitos.

Por fim, a Gabi mostrou com muito orgulho o seu traje na passarela, que ficou muito lindo, deixando a professora aqui orgulhosíssima! 

Gabi vestida de Alice

Um comentário:

Deixe aqui um comentário!

E lembre-se de escrever seu e-mail para que eu possa te responder!