quarta-feira, 21 de abril de 2010

MULHERES DO BRASIL


Nas aulas de Complementos de Moda do Curso Tecnológico de Design de Moda da Unimonte, temos desenvolvido muitos temas bacanas, tais como os aviamentos, os acessórios e o artesanato.

Como parte deste último tema, apresentei em aula, duas, das cinco partes do filme "Mulheres do Brasil", que é uma compilação de contos de escritoras brasileiras, realizado no ano de 2005.




A primeira parte que apresentei, foi escrita por Lúcia Guiomar Teixeira e Babe Lavenère e fala sobre a vida da rendeira Ana (Dira Paes), que vive em uma vila de pescadores na Praia de Pontal da Barra em Maceió.



A segunda parte do vídeo foi escrita pela cineasta Malu de Martino que se baseou em fatos reais para compor a personagem Telma (Roberta Rodrigues), uma carioca da gema que é porta-bandeira de uma das escolas de Samba do Grupo Especial do Rio e que dedica à vida ao carnaval.




Ao final da apresentação deste filme, todas as alunas elaboraram um texto sobre as impressões que tiveram do filme. Destes Relatórios, selecionei o da Aluna Juliana Arakaki que expressou com grande clareza a percepção dela sobre como o trabalho artesanal pode ser maior que a habilidade em si, mas um meio de vida que associa pessoas, as mobiliza e faz com que se sacrifiquem em prol disso.



Abaixo, seguem alguns trechos do texto da Juliana:

“A renda Filé foi apresentada em seu contexto cultural e social, mostrando o amor nas mãos de cada rendeira que, ao fazer seu trabalho, passa isso às próximas gerações. Pelo ponto de vista social, mostra as associações que geram um beneficiamento coletivo a partir da venda de rendas produzidas por famílias que vivem uma vida modesta e digna.

Seguido disto, pode-se ver a história por trás do carnaval: os preparativos, a expectativa, o nervosismo, um mundo mágico cheio de cor e vida. Em cada bordado, costura e aplicação nas roupas e acessórios, vê-se o deposito de todo o sentimento e a total dedicação à uma escola de samba, fazendo de tudo para tornar real aquilo que seria, a priori, apenas um sonho: A vitória.

De forma geral, foi mostrado muito mais que artesanato, foram mostradas as responsáveis por toda essa beleza rica e maravilhosa: mulheres fortes, amáveis, determinadas e orgulhosas por cada trabalho feito por suas mãos.

Ver o processo pelo qual o trabalho artesanal passa nos dá a dimensão do valor real daquilo que é produzido, o que nos faz repensar nossa postura ao criticar preços dos produto feitos artesanalmente, afinal, eles são muito mais do que produto, eles trazem consigo sonhos, felicidades, tristezas, vidas”.



Por fim, quero agradecer à Ju por ter compartilhado sua visão conosco!


Até o próximo post, pessoal!
Quer saber mais sobre o filme? então veja a sinopse completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário!

E lembre-se de escrever seu e-mail para que eu possa te responder!