domingo, 8 de novembro de 2009

Entre Modelagens e Filmes




Queridas Alunas,


Em nossas aulas de modelagem, costumo utilizar muitas situações vistas em filmes, novelas, videoclips, telejornais, entre outros programas de TV para explicar alguns conceitos que devem ser seguidos nos traçados.
O mais famoso exemplo utilizado em aula é o do filme “O Resgate de Jéssica”, história real ocorrida em 1987, o qual associamos às curvas da Blusa Básica. Ao fazer estas associações, pretendo despertar nos educandos, interesse, curiosidade e capacidade de raciocínio, pois, ao lembrarem a história, associarão esta à forma de traçar e ao modo como devem utilizar as réguas.


Ensinar relacionando uma tarefa à um filme ou outro tipo de programa multimídia faz com que o educando compreenda de maneira sensitiva e não apenas cognitiva. Ao assistir um filme, além da transmissão de conteúdos, criam-se vivências de todos os tipos: emoções, sensações, atitudes, ações, conhecimentos, etc. O exercício ainda desperta a criatividade coletiva, pois, juntas imaginamos como está a vida da protagonista nos dias atuais, fazendo com que surjam novas histórias associadas às outras partes do traçado.


Por fim, entende-se que um filme ou programa multimídia tem forte apelo emocional e, por isso, motiva a aprendizagem dos conteúdos apresentados pelo professor e é por isso que eu não abro mão desta técnica!

Para assistir ao filme:



 

2 comentários:

  1. É VERDADE GATA !
    EU MESMA PONHO A MÃO NA RÉGUA FRANCESA ... E ESTÁ ALI , CRAVADO NA MEMÓRIA ... O PÉ DA JÉSSICA , O BOMBEIRO , O NOIVADO E TUDO MAIS .
    OBRIGADO POR DESPERTAR EM NÓS A CRIATIVIDADE MUITAS VEZES ADORMECIDA.
    BJUSSSSSSSSS !

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário!

E lembre-se de escrever seu e-mail para que eu possa te responder!