sexta-feira, 17 de julho de 2015

MODA, PESQUISA E O AMBIENTE ACADÊMICO

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Moda é muito mais do que vestir-se com estilo ou criar elementos diferentes nas roupas. A Moda engloba aspectos comportamentais, temporais, subjetivos e os mistura a objetividade dos cortes, caimentos, estampas, recortes e também dos negócios, processos produtivos e todos os processos que permitem que aquela roupa chegue até o usuário, onde ela será mais do que apenas uma roupa para ele... ela trará significação para este indivíduo... 

Pois é... são muitos os espaços onde a moda se entremeia e, todos eles geram uma necessidade de compreender os enredamentos formados e as consequências obtidas. Para que seja possível entender tais relações, buscamos refúgio no Pensar, no Escrever, no Pesquisar e, finalmente, no Sistematizar das idéias.

Há alguns anos, venho orientando minha carreira também para a pesquisa. Minha primeira experiência foi no curso Técnico em Vestuário no Senai - SP, depois, mais um desafio na Graduação em Gestão dos Processos Produtivos do Vestuário na mesma instituição. Fui, então, convidada para lecionar e AMEI poder compartilhar o que sabia com mais pessoas. Essa incumbência me levou ao Mestrado e tantos outros cursos que fiz ao longo destes anos dedicados à Moda. O doutorado está nos meus planos também! E há de ser Breve!!!! Em todos eles, o rigor acadêmico se faz presente.


Direto do Túnel do Tempo: Eu, no folder do SENAI CETVEST. Sempre envolvida nos projetos!

É uma alegria imensa poder escrever sobre Moda com outros pontos focais, pois, sobre tendências e formas de usar as roupas, já existem muitos veículos que fazem isso de forma brilhante. Então, me especializei em desenvolver Estudos de Caso, método que consiste em observar o que de fato acontece em uma realidade específica (empresa, local, enfim...). Meu objeto de estudo mais querido é, naturalmente, a área da Indústria de Vestuário, normas... Adoro tudo isso! hehehehehe... ALOKA!

A melhor forma para divulgar os resultados das pesquisas que elaboro, são os congressos: Eventos onde ocorrem trocas de informações e a apresentação dos resultados obtidos. Estar nestes ambientes é sempre um estímulo para se produzir mais estudos, ou seja, mais conhecimento.

Entre os eventos que já participei, destaco o 2º #CIMODE - Congresso Internacional de Moda e Design. A última edição aconteceu em Novembro de 2014 e foi realizada no Politecnico di Milano, em Milão - Itália.

Juntamente com minha aluna egressa Magali Diniz, apresentamos o artigo "ANDAR SOBRE SALTO ALTO NO TRABALHO COM ELEGÂNCIA E SEGURANÇArelacionado ao dress code no ambiente corporativo, cuja tônica foi a forma correta de se calçar, visto que hoje este item resvala nos direitos do trabalhador. A área desse estudo foi classificada como "Tendência Global Emergente".

Apresentação do Artigo e Certificado de Participação
Estive também no 1º CIMODE, que aconteceu em 2012 em Guimarães - Portugal. Dessa vez, apresentei o artigo "DESIGN DE PRODUTOS DO VESTUÁRIO COM CARACTERÍSTICAS REGIONAIS", onde realizei um estudo de caso sobre uma empresa Brasileira que explora nossa cultura como diferencial criativo e, com isso, consegue se manter competitiva no mercado de Moda.

Apresentação do Artigo
Entre os eventos nacionais que participei, destaco o Colóquio de Moda, onde já estive presente em várias edições. Em uma delas (RJ - 2012), tive o prazer de levar 11 alunas comigo, o que ampliou horizontes e deixou tudo mais divertido!


Conhecendo o Rio em uma das folguinhas do Congresso


Uma das edições do Congresso Pan-americano de Alfaiates e Profissionais de Alta Costura aconteceu em SP (2010) e eu estive presente. Dessa vez, fui apenas como ouvinte, mas que delicia foi participar desse evento maravilhoso. Alfaiataria é meu grande amor na Moda... <3




No Congresso realizado pela Conpanac Confederación, que, aliás, faz 50 anos hoje!  


Por fim, Existem muitas opções de eventos acadêmicos na nossa área, participar deles, reforça meu compromisso com o ambiente de Pesquisa em Moda e o fomento da Moda como área formal de conhecimento, bem como geradora de riquezas para quem dela vive, com isso, procuro despi-la desse velho conceito de futilidade que a circunda. 

Entendo que dessa maneira, estando a frente do Curso Tecnológico Em Gestão Comercial - Moda - Unisanta, estou colaborando para atualizar o arcabouço teórico e prático em relação às tendências temáticas em foco, que impacta, por sua vez, no cumprimento do seu principal compromisso enquanto gerador de conhecimento.

Por enquanto é só, Inspire-se!

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