terça-feira, 7 de setembro de 2010

DIA DOS ALFAIATES E DA CAMILA!


Que feriadão especial para a moda!

(com muita modéstia inclusa, claro!)

Nessa segunda-feira, dia 6,  comemorou-se o dia do Alfaiate! Profissão importantíssima na qual eu venho me especializando por pura paixão!!!

Por anos esta profissão esteve em baixa graças a falta de interesse dos mais experientes em repassar este conhecimento e, claro, por falta de interesse dos jovens em aprender e desenvolver as habilidades requeridas.

No entanto, recentemente os profissionais da área (eu estou entre eles) vêm se mobilizando para perenizar a profissão por meio da educação. A mídia também tem mostrado diversos novos alfaiates e isso vem fortalecendo a profissão e desperando cada vez mais adeptos.

Bem, eu que sou uma grande entusiasta da educação profissional nessa área e em todas as áreas de moda, faço aniversário hoje, dia 7, um dia depois dessa grande comemoração, por isso, me dou ao luxo de dizer que esse é um feriadão especial pra mim!


Parabéns à todos os alfaiates e, em especial à todos aqueles que me ensinaram - e ainda me ensinam sempre - a arte do bom talhe: 

Sr. Valério Fávero,
Lourdes Cunha,
Judite Guellere
Profº Maurício
Marlucia Santos



***

Histórico da Profissão


Le Tailleur - Giovanni Battista Moroni



Desde a idade média clássica (do século XI ao XIII), o alfaiate (exclusivamente do gênero masculino) é quem decidia como realizar o trabalho.

A destreza exigida dos alfaiates, escondida sob a simplicidade dos instrumentos utilizados por ele, exigiam longos períodos de aprendizagem. Entre os conhecimentos necessários, estavam: geometria, aritmética e proporções do corpo humano.

As mulheres somente conseguiram permissão para atuarem como modistas, já que confeccionariam roupas destinadas exclusivamente às mulheres, no ano de 1675, na França, após formarem um grupo e falarem com o Rei Luís XIV. No entanto, o trabalho feminino não era bem aceito, já que acreditava-se que as mulheres dificilmente criavam estilo ou corte com técnica.

A partir do surgimento do padrão de medidas e da máquina de costura, começaram a surgir as indústrias de confecção, no entanto, as roupas feitas em linhas de montagem não eram de boa qualidade, o que não interferiu, a priori no trabalho dos alfaiates.

Com o passar do tempo, a máquina de costura foi absorvida até mesmo pelas alfaiatarias, contudo, de maneira muito tímida, pois a tradição continuava a exigir o trabalho manual.

No entanto, foi imprescindível que os alfaiates se adaptassem ao novo modelo de fabricação de roupas, que tinha nas máquinas de costura, grandes aliadas do processo de confecção. Porém, a alfaiataria não perdeu sua principal característica: Produzir roupas sob medida de modo artesanal, seguindo as solicitações e atendendo as necessidades específicas de cada cliente.

Alfaiate é um criador de arte, está sempre atualizado no mercado, seguindo padrões e tendências de modelos e tecidos, para atender os clientes com figurino exclusivo, elegante e moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário!

E lembre-se de escrever seu e-mail para que eu possa te responder!