quinta-feira, 14 de novembro de 2019

BORDADOS E OS LENÇOS DOS NAMORADOS

*
*
Em 2012, ao passear pela cidade de Guimarães, em Portugal, registrei o amor em forma de lenços: 

OS LENÇOS DOS NAMORADOS, tradicionais na cultura portuguesa ( sécXVII / XVIII - região do Minho), eram bordados em quadrados de linho ou de algodão, entre 40 e 60 cm, por mulheres apaixonadas, que os entregavam aos seus amados para conquistá-los. Aquelas que já tinham um par, ele servia como uma lembrança aos companheiros que partiam rumo ao mar.





Entre os símbolos bordados com cores primárias, predominantemente, vemos flores, pássaros, corações, chaves, borboletas e frases, muitas vezes com temas de saudade e de amor com erros ortográficos, pois, eram normalmente feitos por bordadeiras com alfabetização escassa. Essa característica especial se tornou um rico documento da época. É comum ver o “vai” substituído por “bai” ou “beijinho” por “veijinho”, por exemplo.

A escolha dessa foto tem muito significado pra mim, pois mostra o AMOR empregado nesse simples pedaço de tecido... isso é o trabalho artesanal: MATERIALIZAR TODO AMOR QUE HÁ EM NOSSO CORAÇÃO!


Boa Idéia! Que tal bordar também?

Aqui no ATELIER CAMILA GONÇALVES, além das aulas de Costura e Modelagem, nós também oferecemos o curso de Bordado Livre (para iniciantes e para avançados), em parceria com a BORDARBORDEI, da minha amiga querida Paula Luna! 



Para saber mais, fique de olho no nosso Destaque AGENDA no Instagram 


Até a Próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário!

E lembre-se de escrever seu e-mail para que eu possa te responder!